sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dicas para quem vai comprar seu Primeiro Computador, "o que verificar?"

Bom, na maioria dos casos na hora de comprar o seu primeiro computador geralmente a pessoa fica meio com receio, porque? O vendedor com certeza te apresentará o primeiro computador que estiver na frente dele, e ainda vai te falar que é ótimo, cuidado com esse ótimo!!!! Esse vendedor vendendo para você uma bomba ou uma super máquina dependendo do preço vai ter a mesma comissão então ele não vai se preocupar.

E Claro! que as dicas que pretendo passar não são apenas para que vai comprar seu primeiro computador, e sim para todos aqueles que não entende muito bem dos termos técnicos dessas máquinas, então com essas dicas você não vai necessitar de ficar desesperado na hora de sair de casa para comprar seu computador.

Eu mesmo já pode presenciar leigos que chegam em algumas lojas de eletrodomésticos com aquela cara de que não esta entendendo nada e mesmo assim balançando a cabeça confirmando aquela serie de instruções que o vendedor esta descarregando encima de você como: Memora RAM! HD! processador tal! e etc. Não se preocupe ! nem se sinta menor por isso, ninguém é obrigado a saber de tudo não é verdade, então vamos ao que realmente interessa.

A primeira questão que deve ser levada em consideração é: o computador que eu quero é para uso doméstico ou comercial? Do que você realmente precisa? A grande maioria dos consumidores que chegam às lojas para comprar uma máquina não tem em mente a quantidade e a variedade de peças que compõem um computador.

A partir do momento que o cliente explica para o vendedor o que ele realmente necessita que sua máquina execute, será bem mais fácil satisfazer seu gosto. No orçamento, vêm especificadas as peças que vão compor a máquina, como a marca, preço e tecnologia de que dispõem. De qualquer forma, quando a dúvida persiste, o que é muito comum, deverá ser aconselhado a procurar uma pessoa de confiança e que entenda de computador. Deparando-se com as opções o consumidor decide conforme suas necessidades. Como se não bastasse, é preciso ainda observar uma série de outros itens: Verifique a procedência da loja Pesquise os preços praticados pelo mercado. Nem sempre as grandes lojas têm as melhores ofertas certifique-se da origem do produto. Dê preferência às marcas mais conhecidas que oferecem garantia e que têm assistência técnica fácil Na hora da compra, exija um orçamento detalhado de todos os componentes: tipo, marca, modelo de vídeo e até tipo de memória atenção ao prazo de entrega.

A data deve estar claro no contrato de compra e venda, exija nota fiscal e garantia, confira o material, assim que ele for entregue outros detalhes também são importantes como a loja oferecer suporte técnico pós-venda no caso de dúvidas ou defeitos no equipamento.

Além disso, uma garantia mínima de dois anos para os produtos evita gastos posteriores com consertos ou trocas de peças. E, na hora de decidir a forma de pagamento, fuja dos juros altos embutidos em longos prazos de financiamento. E não se esqueça de que, daqui a aproximadamente dois anos, sua máquina vai estar desatualizada e será preciso começar tudo de novo... Se o PC tiver pouca memória RAM o que posso esperar? - Muita demora no arranque e no processamento de qualquer aplicação. - Apenas processará uma aplicação de cada vez com a suficiente estabilidade. - Pode bloquear, deixar de trabalhar, obrigando a reiniciar o sistema devido á tentativa de processar múltiplos aplicativos em simultâneo, como, por exemplo, ouvir um cd de música ao mesmo tempo que se digita um documento de texto e ainda acrescentando a impressão dum outro trabalho na impressora, em segundo plano. Se o PC tiver a memória adequada? - Arranca eficientemente, processando diversas aplicações em simultâneo, duma forma independente e com estabilidade. - Quanto mais software / hardware instalar no PC mais memória este exigirá de consumo.

Então eu indico memória RAM de 1GB para computadores comerciais, agora aquele computador que você usa em casa, onde seu filho usa alguns jogos você ver filme nesse caso necessita de uma memória RAM maior no mínimo 2GB.

Que influência tem uma placa gráfica de outra atendendo á sua prestação em termos de Mb e suporte a Direct X? - Esta permite dar “olhos” ao PC e controlar tudo o que visualizamos no monitor, desde a resolução de imagem, qualidade e desempenho das imagens em movimento, traduzindo imagens com mais detalhes, como esses últimos jogos que estão saindo no mercado e vários programas e software como o Windows vista exigem uma placa de gráfica melhor (Placa de video). - Uma placa com maior quantidade de memória em termos de Mb, permite-nos uma melhor interação com os aplicativos, nomeadamente, jogos. - Um jogo que nos solicite uma placa de gráficos que deve correr a 128 Mb e o fazermos correr com apenas 64 Mb, apresentará uma imagem com movimentos interrompidos, aos “saltos” e sem continuidade na seqüência.

O HD então esse é o dispositivo de armazenamento de dados, nele ficam guardados todos os arquivos e programas que você salva em seu computador, conforme sua necessidade será o tamanho do HD não vou indicar um especifico porque temos no mercado HD de 8GB a 16TB (TB - Terabyte, esse caracter que dizer que o HD tem mais de 16.000 GB) então fica a gosto.

O processador esse eu considero a parte principal de um computador, é o que faz sua máquina processar todas as funções, então na hora de comprar quanto melhor o processador melhor será o desempenho de sua máquina, já quem vai montar um computador na hora de comprar apenas o processador verifique se ele é compatível com sua Placa-mãe. Não vou falar sobre a placa mãe, porque as dicas são para iniciantes e na hora que for comprar o computador escolhendo o processador logicamente que o mesmo já vira na placa-mãe.

Bom pessoal é isso qualquer dúvida é só entrar em contato um abraço a todos e até a próxima dica.


1 comentários:

Anônimo disse...

Boas dicas. Eu só acrescentaria mais uma: não compre computador em lojas de departamento. Prefira lojas especializadas, pois é mais fácil configurar o pc de acordo com o que você espera. Lojas de departamentos normalmente vendem computadores já pré-configurados e muitas vezes, já defasados. Abraços.

Postar um comentário

divulque

Blogoteca

Boas matérias

 

NewTechSound

Amazing Counters
Toshiba Satellite Laptops