quarta-feira, 25 de março de 2009

Filosofia Grega

filosofia grega- 3 períodos (período pré-socrático, socrático ou clássico, pós-socrátivo)
O nascimento da filosofia na Grécia é marcadopela passagem da cosmogonia para a cosmologia. A cosmogonia, típica do pensamento mítico, é descritiva e explica como do caos surge o cosmos, a partir da geração dos deus, identificados às forças da natureza. Na cosmologia, rompem com a religiosidade: a arché (princípio)
Hecáclito – tudo flui
Parmênides: o ser é imóvel
Heráclito o ser é o múltiplo. por estar constituído de oposições internas. O que mantém o fluxo do movimento não é o simples aparecer de novos seres, mas a luta dos contrários, pois a guerra é pai de todos, rei de todos.
PARMÊNIDES: conclui, a partir princípio estabelecido, que o ser é único, imutável, infinito e imóvel. Para Parmênides, o movimento existe apenas no mundo sensível, e a percepção levada a efeito pelos sentidos é ilusória. Só o mundo inteligível é verdadeiro, pois está submetido ao princípio que hoje chamamos de identidade e de não-contradição.
OS SOFISTAS: Os mais famosos sofistas foram: Protágoras de Abdera, Híppias, de Élis. A palavra sofista, etimologicamente vem de sophos, que significa sábio, ou melhor, professor de sabedoria. Posteriormente adquiriu o sentido pejorativo de homem que emprega sofismas, ou seja, alguém que usa de raciocínio capciosos, de má-fé.
SÓCRATES – se dispôs com os poderosos do seu tempo, sendo acusado de não crer nos deuses da cidade e corromper a mocidade. Por isso foi condenado e morto.
SÓCRATES – utiliza o termo logos que na linguagem comum segnifica palavra, conversa, e que no sentido filosófico passa a significar a razão que se dá de algo.

filosofia grega- 3 períodos (período pré-socrático, socrático ou clássico, pós-socrátivo)
O nascimento da filosofia na Grécia é marcadopela passagem da cosmogonia para a cosmologia. A cosmogonia, típica do pensamento mítico, é descritiva e explica como do caos surge o cosmos, a partir da geração dos deus, identificados às forças da natureza. Na cosmologia, rompem com a religiosidade: a arché (princípio)
Hecáclito – tudo flui
Parmênides: o ser é imóvel
Heráclito o ser é o múltiplo. por estar constituído de oposições internas. O que mantém o fluxo do movimento não é o simples aparecer de novos seres, mas a luta dos contrários, pois a guerra é pai de todos, rei de todos.
PARMÊNIDES: conclui, a partir princípio estabelecido, que o ser é único, imutável, infinito e imóvel. Para Parmênides, o movimento existe apenas no mundo sensível, e a percepção levada a efeito pelos sentidos é ilusória. Só o mundo inteligível é verdadeiro, pois está submetido ao princípio que hoje chamamos de identidade e de não-contradição.
OS SOFISTAS: Os mais famosos sofistas foram: Protágoras de Abdera, Híppias, de Élis. A palavra sofista, etimologicamente vem de sophos, que significa sábio, ou melhor, professor de sabedoria. Posteriormente adquiriu o sentido pejorativo de homem que emprega sofismas, ou seja, alguém que usa de raciocínio capciosos, de má-fé.
SÓCRATES – se dispôs com os poderosos do seu tempo, sendo acusado de não crer nos deuses da cidade e corromper a mocidade. Por isso foi condenado e morto.
SÓCRATES – utiliza o termo logos que na linguagem comum segnifica palavra, conversa, e que no sentido filosófico passa a significar a razão que se dá de algo.

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