terça-feira, 19 de maio de 2009

41 dicas de como deixar o cigarro e os efeitos que ele pode causar em seu organismo.

Bom assim como eu e milhares de pessoas que acabam concorrendo para todos os males que o cigarro pode causar e onde muitas das vezes nem é necessário ser um fumante no sentido próprio da palavra, ou seja, tendo em casa um parente que fuma ou uma pessoa próxima a você e que se encontra fumando dentro do carro ou dentro de casa, só com isso você acaba se tornando um fumante indiretamente ao inalar a fumaça que é jogada no ambiente, e com isso concorrendo para todos os prejuízos que o cigarro pode trazer para o organismo. E que males são esses que o cigarro pode trazer? Então, A queima do tabaco pode gerar além da nicotina e do monóxido de carbono mais de 4.000 compostos químicos, isso apenas na fumaça que é lançada pelo cigarro, e 90% dessas particular executam seus efeitos tóxicos e carcinogênicos em nossos pulmões, e como todo mundo sabe a nicotina é a principal responsável por gerar a dependência do cigarro, e fazendo com que seu usuário cada vez dependam de consumir quantidades maiores de cigarros diariamente. Os dados com certeza são assustadores do numero de pessoas que morrem anualmente com essas doenças que o cigarro gera devido ao tabagismo.

Então eu trouxe essas 41 dicas de como viver sem o cigarro, são métodos úteis e fáceis de ser usados e ainda tem várias opções para poder escolher quais métodos você consegue usar, e combinar alguns deles, que com certeza vão ser úteis na tentativa largar esse vício.

1- Antes de deixar de fumar, tente embrulhar sua carteira de cigarros em uma folha de papel, como para presente de Natal ou de aniversário. Toda vez que quiser um cigarro, desembrulhe a carteira e escreva no papel o que está fazendo, o que sente e quão importante é aquele determinado cigarro para você. Faça isso durante duas semanas seguidas a conseguirá diminuir o cigarro, bem assim desenvolver uma nova conscientização quanto ao seu fumar.
2- Se os cigarros lhe derem um apoio energético, tente goma de mascar, exercícios moderados, rápidas caminhadas ou um novo hobby” (passatempo) Evite comer alimentos com alto poder calórico.
3- Se os cigarros o auxiliam a relaxar, tente comer, beber novas bebidas (com exceção das alcoólicas, pois estas enfraquecem a vontade) ou exerça novas atividades sociais, mas tudo em limites razoáveis.
4- Se você tem ânsia por cigarros, então terá que deixar de vez, “na marra”. Se quiser tentar o processo de saturação orgânica – fumar um excesso de cigarros durante um ou dois dias antes de deixar de fumar – não se esqueça de, antes, consultar o médico, especialmente se você é cardíaco ou portador de moléstias vasculares, pois a saturação, em tais circunstâncias é perigosa. Aliás, o cardíaco não deveria fumar jamais! A saturação estraga o gosto do cigarro. Outra ocasião própria para não fumar é quando você está doente com resfriado ou gripe, pois nessa ocasião perde o sabor do cigarro.
5- Num papel de mais ou menos 15cm x 8cm faça uma lista do que você gosta e do que não gosta no ato de fumar. Leia isso diariamente.
6- Faça uma pequena lista de presentes que você gostaria de dar a alguém de que você goste. Após cada item anote o preço de custo.- Agora faça a conversão do custo dos objetos em carteiras de cigarros que fuma. Se você poupar o dinheiro do que fuma cada dia em carteiras de cigarro terá condições de comprar aqueles presentes. Deposite o dinheiro correspondente no banco, em uma conta específica, e o retire na ocasião oportuna para o fim a que se destina: os presentes.
7- Nunca fume no momento em que tem um forte desejo de um cigarro até que passem 3 minutos do primeiro ímpeto. Durante aqueles 3 minutos troque suas idéias ou atividades. Se não tiver com quem falar no momento, telefone a um ex-fumante ou a alguém com quem possa conversar até que forte desejo diminua. Verá que a vontade é uma coisa que dá e passa.
8- Planeje uma data memorável para parar. Poderá escolher o momento de férias, Ano Novo, um feriado, o dia do aniversário de seu filho ou filha, de sua esposa ou seu próprio aniversário. Porém, não planeje muito distante a fim de não perder o ímpeto.
9- Se você fuma sob tensão durante o trabalho, escolha uma data em que não estiver trabalhando. (Fim-de-semana, feriadão, férias.)
10- Decida se vai deixar de fumar de vez ou gradualmente. Se preferir este último método, trate de fazer um sistema de controle de tal modo que possa conseguir objetivos intermediários até chegar o dia-D. (Dia da decisão, dia de deixar o cigarro.)
11- Não guarde cigarros – Nunca compre em pacotes. Espere até que um maço tenha terminado para comprar outro.
12- Nunca carregue cigarros consigo em casa e nem no trabalho. Guarde-os tão longe de você quanto for possível. Deixe-os com alguém ou feche-os a chave.
13 – Antes de deixar de fumar, imponha-se um determinado lugar para fumar e que não lhe seja muito interessante. Se por exemplo você gostar de fumar com outros, passe a fumar sozinho. Se gostar de fumar só, passe a fumar com outros, de preferência – se eles forem não-fumantes. Nunca fumar quando estiver vendo televisão.
14- Nunca carregue fósforos ou isqueiros.
15- Atire fora seus cinzeiros ou encha-os com objetos de tal modo que não possam ser usados para cinzas. Plante flores neles (se forem dos grandes, de pedestal) ou encha-os com confeitos, avelãs, nozes. Isso lhe será mais saudável e dará trabalho para a distração das mãos e da boca.
16- Semanalmente troque a marca do seu cigarro e procure fumar marcas que contenham, cada vez mais, menor quantia de alcatrão e de nicotina.
17- Nunca diga, principalmente nos primeiros tempos, DEIXEI DE FUMAR, porque a sua decisão estará quebrada se fumar um cigarro. É melhor dizer: NÃO QUERO FUMAR. Desta maneira manterá sua resolução apesar de, acidentalmente, ter fumado um cigarro.
18- Tente ajudar algum outro a deixar de fumar, especialmente sua esposa ou esposo, se for o caso.
19- Pergunte-se isto, freqüentemente: ” Realmente necessito deste cigarro, ou é apenas um ato reflexo?”
20- Decida arbitrariamente que irá fumar somente em determinadas horas: só nas horas ímpares, por exemplo.
21- Cada dia tente adiar o ato de acender o primeiro cigarro.
22- Tente ir para cama cada dia mais cedo e levantar-se meia hora antes da hora usual, a fim de evitar tensão na pressa durante o café e a ida para o trabalho.
23- Mantenha suas mãos ocupadas. Tente tocar um instrumento musical, fazer tricô ou qualquer outra atividade manual como: quebra-cabeça, palavras cruzadas, etc.
24- Tome uma ducha ou chuveiro. Quando estiver no banho não dá para estar com o cigarro na boca!
25- Escove freqüentemente os dentes para livrá-los do gosto e das manchas do tabaco.
26- Se você tiver um repentino desejo de fumar, faça 3 exercícios respiratórios profundos, segurando no último exercício enquanto acende um fósforo. Exale lentamente, apagando o fósforo, imaginando ser aquele fósforo um cigarro que deverá ser esmagado no cinzeiro. Imediatamente ocupe-se com algum trabalho ou atividade.
27- Se “precisar” fumar, fume somente até a metade do cigarro, no máximo.
28- Após deixar de fumar, passe a usar mais seus pulmões. Aumente sua atividade e entregue-se a um exercício moderado, como pequenas caminhadas antes e depois das refeições.
29- Aposte com alguém que você pode deixar de fumar. Ponha o dinheiro do cigarro dentro de uma jarra, cada manhã, e retire-o a titulo de multa caso você tenha fumado. Guarde o dinheiro todo se até o fim da semana não tiver fumado. Tente estender tal período por um mês.
30- Se você engordar por não estar fumando, espere até que passe a ânsia pelo cigarro e só depois preocupe-se com uma dieta. Depois será muito mais fácil controlar a dieta.
31- Se você ficar deprimido ou tiver sintomas físicos que possam estar relacionados com o fumar, alivie sua mente e discuta isto com seu médico. É muito mais fácil deixar de fumar quando você estiver a par do seu estado de saúde.
32- Visite seu dentista após deixar de fumar e peça-lhe para limpar seus dentes das manchas do cigarro.
33- Se o custo do cigarro for a sua motivação para deixar de fumar, tente assumir um compromisso pela compra de um objeto correspondente ao que gastaria em cigarro por um ano, e ofereça a um amigo para guardar. Se você fumar no período, ele deverá ficar com o dinheiro. Se você não fumar, ele lhe devolverá o dinheiro ou o objeto correspondente. (Nota: no Brasil, e tendo em vista o atual estágio de nossa economia seria mais conveniente, ao invés da oferta da guarda de um amigo, abrir uma conta bloqueada em banco ou caixa econômica, a fim de se evitar o aviltamento do poder aquisitivo de nossa moeda.) Neste caso, se você não fumar nos 365 dias, retire o dinheiro acumulado o adquira o objeto pretendido. Caso contrário, ofereça o montante economizado a uma instituição beneficente de sua escolha.
34- Após ter deixado de fumar, nunca enfrente sozinho a confusão do “ardente desejo de um cigarro”. Procure alguém com quem possa conversar nesse momento crítico. Pratique a sugestão nº 26.
35- Quando se sentir irritado ou tenso, feche os olhos e faça uma contagem regressiva de dez até zero, ao mesmo tempo que se imagina descendo um lance de degraus de escada ou olhando ao horizonte e vendo o sol se pondo no ocidente.
36- Saia de seus velhos hábitos. Procure novas atividades ou execute velhas atividades de maneiras novas. Não fique resolvendo os problemas pelas velhas maneiras. Faça as coisas diferentemente.
37- Se você for uma “chaminé de cozinha” pela manhã, faça serviços voluntários em colégios ou em organizações idealistas para manter-se fora de casa.
38- Consiga material de leituras leves, quebra-cabeças, livros para férias a que possam ser lidos durante o seu café da manhã.
39- Freqüente lugares em que não se permita fumar, como livrarias, ônibus, teatros, lojas, supermercados ou vá mais cedo para a cama nas primeiras semanas, assim você estará livre dos cigarros.
40- Dê-se particularmente tempo para pensar e sentir-se bem, caminhando meia hora cada dia.
41- faça um programa de 24 horas sem fumar. Diga de si para si: “Hoje não fumo, custe o que custar.” – No dia seguinte repita o propósito e assim sucessivamente. Vá vencendo o cigarro dia a dia.”

fonte: inatitude

2 comentários:

Luan disse...

Parar de fumar é realmente difícil pra quem não tem muita força de vontade (o que é meu caso), tentarei utilizar essas dicas pra ver se consigo me livrar disso. \o/

Anônimo disse...

faz um mes que parei, foi dificil, e ainda é. mas não quero voltar, pois tudo é melhor sem o cigarro. hoje tenho 39 anos e fumei desde os 14 espero não ter demorado demais. depois de um mês, me sinto melhor, a vontade já não é tão forte. sei que venci, mas não procurei ajuda de grupos ou de medicamentos. talves fosse mais facil se tivesse procurado. contei somente com o apoio do meu marido e dos meus dois filhos. meu nome é lucia e não aconselho ninguém a parar de fumar sem ajuda alguma, isso realmente dificulta muito.

Postar um comentário

divulque

Blogoteca

Boas matérias

 

NewTechSound

Amazing Counters
Toshiba Satellite Laptops