Vou tentar ajudar os fanáticos em som automotivo, nas dicas de como melhorar o rendimento do Grave, e para aqueles que pela primeira vez vai para um campeonato de SPL totalmente leigo, sobre o seu carro nunca mais nunca tente competir com carros abertos como saveiro, picape ou algo do gênero, porque você mesmo pode notar que o grave não rende nesses carros e você vai pagar mico, o modelo de caixa de grave também influência muito no trabalho do subwoofer, nunca use caixa selada pela distância do fone na hora de medir o SPL do grave ou melhor dizendo a pressão do grave e esse modelo de caixa e só rende grave interno no carro, para campeonato as melhores caixa são band pass ou melhor aquela caixa que você não vê o auto falante, ele fica dentro da caixa a única coisa que pode ser visto por fora é o duto da caixa, ou também uma caixa somente dutada, eu tiver a experiência de ver dois subwoofers iguais batendo em caixas selada e dutada e vocês não vão acreditar a diferença, é muito grande, claro que não pode fazer aquilo que muitos estaladores de som fazem aqui no Brasil que coloca qualquer duto na sua caixa e com isso seu grave fica horrível, tem todo um calculo e outra dica é que no manual do subwoofer vem especificando o duto a ser usado.
Sobre o uso de crossovers para o grave quando a ideia é um som de qualidade com certeza é um boa pedida mas para qualidade você tem de configurar nas freqüências entre
Sobre os amplificadores uma ótima dica, não adiante você ter um amplificador fraco que você terá que colocar o ganho no máximo porque seu som não mais aumentar a potência, so irá aumentar a distorção podendo chegar a queima de equipamentos, a regulagem boa é aquela que você liga o som e vai aumentando o ganho até notar distorção ai baixa um pouquinho para sumir a distorção e pronto, seu som estar ótimo e com qualidade que é o que importa.
Outra besteira que posso presenciar diariamente aqui no Brasil é com certeza na hora de colocar bateria para o som, tem gente que acredite é verdade, coloca amplificador de 1200 rms ligada na bateria original, ou seja, acaba de jogar um amplificar fora, porque o grave do carro depende muito de bateria, claro não precisando encher o carro de bateria mas o que o manual indicar que ele consome você tem que providenciar, isso tanto ajuda no trabalho do amplificar como evita que ele fique entrando em proteção, e outra boa opção é colocar o mega capacitor que ajuda a evita que as luzes do carro fiquem piscando quando o grave bate, mas mega capacitor é outra besteira que vejo diariamente o pessoal colocando amplificar de 1800 rms com capacitor de 1.2 farad isso é com certeza um crime, o mega capacitor deve ser colocado de 1 farad para cada 500 watts rms, com isso pessoal espero ter ajudado com essas dicas na regulagem e na qualidade do seu som.
fonte:auto som
1 comentários:
OLÁ, MEU NOME É VANDER, OUVI DIZER QUE SE DEVE "CALCULAR" UM MEGA CAPACITOR TENDO COMO BASE, 80 AMPERES PARA CADA 1 FARAD, SERA QUE PODE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ESSA FORMA DE "CÁLCULO" ?
OU 500W/1F
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